domingo, 17 de fevereiro de 2013

"E mais dia, menos dia..."

Hoje não foi aniversário de nada, nem dia de santo nenhum, mas pra mim foi um dia de pequenas vitórias!

Sábado, dia 16/02/2013.

 Hoje eu dirigi 3 SUV enormes (pro meu conceito de carro...hahaha) e conclui que é bem menos assustador do que eu imaginava que seria!
Explico: estamos querendo trocar nosso carro - nosso querido e amado Fit tá completando dois aninhos e tá na hora de dizer tchau - e o Lucas cismou que quer um SUV. Não sei porque...só porque ele mede 5 metros e fica apertado em carrostamanhosnormais... hahaha. 
Eu venho sendo contra essa idéia por dois motivos: 
1- Acho meio desperdício de dinheiro comprar carro grande.
2- Morro de medo de dirigir "caminhões" e tenho mais medo ainda de perder toda minha super evolução motorística dos últimos meses, travar de medo e voltar a ser pedestre e tempo integral.

Bom, hoje fomos ver (mais uma vez) os modelos de carros e fazer test drive neles... E não é que eu descobri que dirigir SUV não é nenhum bicho de sete cabeças?!?!? Fiquei feliz e satisfeita com a descoberta! É verdade que minha falta de noção de espaços e tamanhos dificulta a tarefa, mas descobri que é confortável e possível de se acostumar! Gostei!!!
Quanto ao motivo 1, chegamos à conclusão de que tenho alma de pão-dura e vou morrer pobre de espírito! hahahhaha

Vitória número dois:
Provei um pedaço de beringela assada com tomate seco e queijo e achei gostoso!
Sério, minha evolução anti-frescorística tá me matando de orgulho!!! Essa semana fiz lasanha de espinafre, comi tomate cereja cru e hoje teve essa... beringela e tomate seco na mesma garfada e eu disse: "hmmm..gostoso!"!!! (é verdade que em seguida eu disse: "tem gosto de alguma coisa...sangue, acho...", mas abafa essa parte! hahahahahhahahaha)

E, por último, mas não menos importante:
Hoje, pela primeira vez na vida, corri 5 quilômetros!!!!
Nem em junho do ano passado, quando estava correndo com frequência por quase três meses (antes de machucar o pé...) eu chegava a isso... Estava seguindo um programa pra começar a correr e no final sempre corria os 30 minutos do programa, o que dava de 4 a quase 5 k, mas nunca os 5 k inteiros...
Há duas semanas, no dia 03/02, voltei a correr pra valer, dia sim, dia não, me esforçando, colocando metas, suando muito...e hoje, al fin, corri meus primeiros 5 k! E numa velocidade média bacana até - especialmente em comparação com as minhas outras velocidades! Tô bastante orgulhosa de mim! E motivada pra 
continuar!




Os planos agora são melhorar a velocidade, pra só depois aumentar a quilometragem de novo.. quero, em abril, correr 10K na maratona de Santiago! Vamos que se puede!!!

Aliás, "vamos que se puede" é a frase do dia!
Dia de pequenas vitórias que mereceu até um trago comemorativo no final, com a companhia de bons amigos e uma pizza deliciosa! (abafa-2: estou levemente alcoolizada, depois de um daiquiri de frutilla...hehehe)
Só faltou o maridovelho, que não quis sair de casa... 


Moral da história: com pequenas vitórias a gente chega lá!!!
Daqui a pouco estarei dirigindo ônibus de viagens, comendo banquetes saladísticos completos e correndo maratonas inteiras!!! 
Porque sonhar é o primeiro passo, e ir devagar é começar a ir - sempre bom lembrar!!!




ps.: tenho pedido aos amigos no facebook pra deixar os comentários aqui no blog e não lá no fb...
Explico-2: estou em um processo de tentar reviver esse-amigo-blog... comentários aqui ficam guardados no devido post, deixam o blog mais atrativo e são mais fáceis de serem entendidos e acessados - tudo essencial pra recuperação verdadeira do xuxu aqui...
Soube que algumas pessoas tem tido dificuldades de comentar pelo blogger...peço, por favor, que me expliquem quais são as dificuldades... pensei em fazer um post explicativo pra ajudar e ver se resolve o problema...rs. E aproveito o ps pra agradecer os acessos e comentários, assim como as presenças constantes e as "voltantes" nessa nova fase do blog!

Beijos a todos!

2 comentários:

  1. Hahaha parabéns! Por tudo!! E de tantos feitos fodásticos (uau 5km!) acho que ainda fico mais supreso com a berinjela e tomate seco...

    ResponderExcluir
  2. Congrat´s Gabi ! Não pelos feitos vegetariânicos, me recuso a congratular alguém por isso :), mas pela evolução na corrida ! Lembro bem que foi o seu esforço antes de machucar o pé, o meu maior motivador em começar a correr, pois precisava fazer algum esporte, e nada do que eu gostava ( basquete, tenis, sqash, boxe ) tava dando certo .

    Ao ver que vc estava lá, on you own, praticando atividade física, se desafiando, e não precisando de nada além de um tênis no pé e força de vontade, pensei, tá aí, porque não tentar ? afinal, tem uma pista do lado de casa, posso fazer minha agenda e ao menos não fico parado .

    E o que começou com uma simples meta de correr 30 minutos sem parar independente da distância, hoje se tornou um monstrinho dentro de mim, que me faz acordar as 6 da manhã de um sábado pra correr em preparo para provas que eu nem imaginava que existiam, ou que eu iria querer tanto participar .

    O seu tempo já está muito bom, lembro que minha primeira prova de 5k fiz em 36 minutos, e na base do 8x2, afinal, fazia pouco tempo que havia começado a treinar, e não conseguia, como não consegui por muito tempo, correr os 5k diretos. Mas a adrenalina das provas nos impulsionam sempre um pouco mais não é mesmo ? rs

    Agora, já que sempre rola um incentivo mútuo, mas nunca conversamos sobre formas de preparo, e falando sobre um pouco do que funcionou pra mim, se me permite, eu diria que planejamento é a palavra chave .

    Essa minha primeira prova de 5k foi em Agosto passado, e de lá pra cá, meu melhor tempo nos 5k é 33 min. em Novembro, e deste dia já se vão bons 3 meses de treinos.

    Mencionei isso, porque foi neste dia de Novembro, 3 meses após meus primeiros 5k, que percebi que evoluí muito pouco em 3 meses de treinos . Baixei o tempo em 3 minutos, e continuava sofrendo para correr todo o tempo sem andar .

    Daquele dia em diante, e baseado em tanta literatura que temos sobre o assunto por aí, mais a ajuda de amigos experientes no assunto, que já correm tem tempo, montei um planejamento de treinos mais amplo, visando melhorar meu tempo nos 5k. Meu objetivo principal é corrê-los abaixo dos 30 Min .

    Após este dia, sabe quantas vezes eu corri 5k para medir meu tempo ? 0 . Porque aprendi e percebi que a única forma de correr os 5k bem, seria fazer distâncias maiores bem. Não em velocidade, mas em constância . Teria de acostumar meu corpo a correr mais, para que quando fosse fazer os 5k, tivesse fôlego suficiente para isso .

    Hoje corro 8k sem grandes problemas, mas ainda não consigo fazer ( se bem que não testei rsrs ) os 5k na velocidade que almejo . Pq ? Porque de 3 meses pra cá me planejei a fazer primeiro a base, acostumando meu corpo a distâncias maiores, e dando a ele condicionamento e fortalecimento ( o que ajuda na prevenção de lesões ), para só agora, iniciar treinamentos de força, que aliados a resistência adiquirida ( melemal me imaginei correndo 30 min seguidos, quanto mais os 55 que faço hoje ), espero que me ajudem a alcançar meu objetivo .

    My hole point is, qual o seu objetivo ? pelo que percebi, os 10k .

    Se a principio o objetivo é "apenas" bater a distância bem, sem pensar em tempo, saiba que tem de se planejar para correr de 14 a 16k com certa frequência, uma vez por semana ao menos, e que para atingir isso, o planejamento será fundamental !

    Como está o seu planejamento ? Onde tem se informado para programar seus treinos ? Se quiser, me manda sua planilha por e-mail pra eu olhar e palpitar ! rsr longe de ser expert, mas uma coisinha ou outra sempre podemos falar, e trocar experiências .

    Enfim, desculpe me alongar tanto, mas é que incorporar os treinos específicos foi tão bom para mim, que quero poder compartilhar disso com quem também tem objetivos runisticos, e que as vezes pode estar tão perdido quanto eu estava até 3 meses atrás :)

    Bjs, força ae, e esqueçe isso de lasanha de espinafre ... pelamor .... ;p

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...