sábado, 11 de maio de 2013

"Segue o Seco"- parte 5

Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4



E finalmente chegou o dia do Salar de Tara! Ainda bem, porque eu estava ansiosa pra esse dia! rs
Saímos cedinho do hotel (às 7h) e fomos.

Esse é um passeio em que se gasta muitas horas dentro da van... é o mais afastado de San Pedro e o que tem as maiores altitudes!
O pico mais alto tem 4.800 metros, mas é meio pegadinha, porque a verdade é que é só uma "lombadinha" que você passa de carro que tem essa altura... o resto fica nos 4.500 mesmo..rs
E mesmo tendo sido deixado por último, foi onde nossa turma mais sentiu o efeito da altitude... dá-lhe muito chá de coca e mesmo assim, quase todos disseram que tinham que andar e se mexer devagar e/ou sentar um pouquinho pra não ficar com falta de ar e taquicardia...

A primeira dica: tome pouca água nesse dia porque não tem nenhum banheiro no caminho!!! Nenhunzinho!
Ninguém nos avisou isso, mas por sorte a Rejane tinha levado papel higiênico na bolsa e nos salvou, porque precisamos fazer xixi no meio do deserto, escondidas atrás das pedras e congelando de frio!!! hahahaha

São muitas horas de van, muito tempo balançando e sacudindo a bexiga (hahaha), dá pra dormir mas vale a pena ficar acordado, porque, como sempre, o cenário é lindo! 
É o tour que tem mais aquela cara de deserto que temos na cabeça, sabe, dunas e dunas, uma imensidão de deserto sem fim, aquela cor de areia pra todo lado que você olha... é bem impressionante!

A primeira parada é na beira de um rio. Bonito, mas muito vento frio e nada de diferente que nos fizesse ficar muito tempo lá...rs
(o café da manhã devia ser aí, mas o vento não permitiu e deixamos pra depois..rs)





Em seguida começam as maravilhas!
Chegamos a algumas formações naturais, todinhas feitas de cinzas vulcânicas, que lembram muito os Moais da Ilha de Páscoa, e são incrivelmente enormes!!

Esse aí embaixo tem uma cara de índio perfeitinha!!


Essa coisinha preta nos "pés" do índio é o Lucas, sr. meu marido que mede só 2,03 metros, pra vocês terem uma idéia do tamanho!

E aí continuam as formações... paramos um pouco mais pra frente nas "Catedrales de Ceniza", uns paredões enormes e intimidadores, que nada mais são do que cinza-sobre-cinza!


Lucas (de preto) e Guto (de cinza) sendo minúsculos..rs

Além dos paredões, esse lugar tem também uma vista lindona do Salar de Tara ao fundo, que o objetivo final do passeio:




Depois do perrengue de fazer xixi agachadinha (hahahaha), tivemos um perrengue bem pior aí: Nossa van atolou nas pedrinhas e não saía de jeito nenhum!!! 

E nós sozinhos, no meio do nada!!!
Diferente de todos os outros tours, em que sempre tinha mais um monte de gente de outras empresas turísticas por perto, nesse éramos só nós mesmo!!! E aí???



Os rapazes tentaram de um tudo, coitados! Mas não funcionava!!! A bicha não se mexia!!!
A SORTE (assim, em letras maiúsculas!) foi que apareceu um jipe de outro grupo voltando do Salar! Teve que ser na base do "amarra a corda e puxa com o jipe"... se não fosse isso, não sei quanto tempo mais ficaríamos ali...! Ufa!

Resolvido isso, pudemos descer pro salar e fazer nosso desayuno - já estávamos todos morrendo de fome a essa altura!!!



Reparem no tamanho das "Catedral" de longe...

Flamingos!!!

Escadinha



Na volta, mais uma paradinha rápida na Laguna Esmeralda:





E depois mais umas hora pra voltar pra cidade...estávamos todos acabados e resolvemos descansar pra poder fazer o tour astronômico a noite.

Mas oh, vou confessar: a gente não deu conta, não!!!  =/ 
hahahaha
Quando chegou no final do dia todos nós estávamos ou doentes ou praticamente lá, cansados a beça e sem condições de ir enfrentar os -15º de novo, pra deitar no deserto e ver estrelas!
Mas não foi falta de vontade!!! O céu em San Pedro é MARAVILHOSO e a gente queria MUITO ir ver aquilo no meio da escuridão do deserto! Uma pena não ter dado... :(

Aliás, das coisas que eu faria diferente nessa viagem: não teria perdido esse tour astronômico e teria ficado mais um dia, pra poder fazer o passeio do Salar do Atacama e Lagunas Altiplanicas - que também deve ser animal!

And that's it folks! 

Espero que além de deixar um montão de gente babando (hehehe), os posts também tenham alguma utilidade pra quem estiver pensando em ir pro Atacama!
Quem tiver alguma dúvida mais específica pode me escrever que vou gostar de (tentar) ajudar!! =)

Beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...