terça-feira, 3 de maio de 2011

Referenciais

Ainda me impressiona a quantidade de chilenos que encontro que adoram o Brasil!
Aliás, soube que é muito comum, quando estão saindo do colégio, os chileninhos escolherem como destino da viagem de formatura nosso querido país: eles vão pra Búzios, onde acabam encontrando mais chilenos de outros colégios fazendo a mesma viagem...hehehe
Sério, eles adoram MESMO o Brasil!!! Vários já veram me falar sobre como as cores das paisagens são encantadoras, ou como o mar é quentinho... uma mulher que conheci num pet shop chegou a me dizer que já escolheu o lugar em que quer morrer: Búzios!


Admito que fiquei curiosa pra conhecer o tal lugar mágico e que reconheço que nosso país tem belezas naturais incríveis, mas fiquei pensando nessa questão de "referenciais"...


Hoje fiz uma viagem de carro até San José de Maipu, uma região interiorana aqui perto de Santiago. Fui com mais três companheiros da Escuela a procura de uma locação pro curta metragem que estamos produzindo, que se passa em uma linha de trem abandonada.


Pra quem não conhece, esse é o mapa do Chile: 

O que significa que ir pro interior é, necessariamente, entrar no meio de um monte de montanhas!
E, meu, que montanhas incríveis!!!
Nós brasileiros estamos acostumados a chamar de montanha uns montinhos bem verdes. Pois aqui montanhas são umas coisas imensas, feitas de pedras - e nada mais que pedra - de uma cor muito característica (eu diria que o Flicts ficaria bem feliz aqui) e uniforme, com uns "riachuelos" azuizinhos que os cortam ao meio - e que também são cheios de pedras - e quase nenhuma vegetação...
Resumindo: passei umas três horas olhando pela janela que nem cachorro feliz quando anda de carro!
É de uma beleza não exuberante, como a nossa, mas absolutamente grandiosa. É a natureza mostrando toda sua força, sua dureza, sua capacidade de ser muito maior do que nós míseros seres humanos!

(Não pude tirar fotos porque já tinha consumido toda a bateria do meu celular me distraindo na aula chata, irritando e humilhante da manhã...Uma pena! Mas devo voltar lá um dia, aí faço uns vídeos pra ver se consigo passar um pouquinho dessa sensação toda que dá esse lugar)

E digo que é uma questão de referenciais porque os dois chilenos e um equatoriano que estavam comigo não estavam impressionados...
Ok, é verdade que eles comentaram uma ou outra vez sobre a beleza...e que um deles quis descer do carro pra contemplar romanticamente o rio - coisa que os outros dois não deixaram...hahaha.... Mas aquilo não era nada perto do meu encantamento!

Minha mãe, quando estava aqui no Chile me perguntou: "Será que os chilenos esquecem que tem na paisagem essa Cordilheira linda?".  Eu acho que sim...
Por enquanto eu continuo me encantando e parando pra admirá-la todos os dias em que ela resolve aparecer!

Olha ela aí, no fundo da vista de uma das minhas salas de aula!

Acho que a gente que é de São Paulo talvez ainda consiga algum encantamento quando nos deparamos com as belezas naturais brasileiras - fora de São Paulo... Mas hoje comecei a me perguntar: será que esse nosso encantamento é mínimo quando comparado com o de alguns estrangeiros??

E falando em São Paulo e referenciais: andei comentando com alguns chilenos uma percepção interessante: quando me perguntam o que eu acho de Santiago sempre elogio, entre outras coisas, a alta qualidade de vida, como o pouco trânsito ou o transporte público que funciona...
Pois eles não se conformar que eu possa achar essas coisas boas!!! Estão sempre reclamando do taco - trânsito e se queixando do metrô e da TransSantiago (empresa de ônibus daqui).
É verdade que tem vários motoristas de ônibus que são uns fdp, que não param nos pontos, correm feito sei lá o quê...(aliás, outro dia sofri uma acidente de trânsito! Meu ônibus bateu num outro! Nada grave..rs)
E é verdade também que o trânsito parece que piora um pouquinho mais a cada dia...

Mas se os Chilenos passam um mês em rotina em São Paulo - não em turismo - iam voltar pra casa bem mais felizes e satisfeitos com o que tem!!!
(Acho que Santiago ainda tem um tempo de "vantagens de grande metrópole, sem o caos da grande metrópoli", mas só um tempo...então corram!!)



E pra finalizar, morar longe do Brasil também mudou meus referenciais, claro. Sinto saudades de coisas com as quais nem sabia que me importava...
Aquele velho blablabla de que damos valor pras coisas quando perdemos... O que alivia a tal sensação é a certeza de que eu não "perdi" nada... só escolhi viver longe de algumas coisas que me fazem falta, mas que ainda estão lá me esperando pros momentos de visita, certo?! hehehe 






5 comentários:

  1. Gezuiz! Acho que preciso começar a re-ler e corrigir meus textos antes de publicar... Váááários erros de digitação...rs
    (eu até podia corrigir...mas vamos deixar o registro fiel do momento, por enquanto...hehehe)

    ResponderExcluir
  2. Aii adorei o post...adoro saber da rotina de outros lugares, só morando mesmo pra conhecer!
    adoro ler como vc escreve..me senti junto dentro do carro! hauhauah

    Conte mais coisas...

    Bjos Gabi

    ResponderExcluir
  3. Bom saber, Lu! Brigada!
    Vou tentar escrever mais, sim..
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  4. Tão legal ler seu blog!

    Deverias pensar em escrever roteiros, também!

    =D

    ResponderExcluir
  5. eu perdi todos os posts desse mes e agora to lendo tudo de uma vez... esse do dia do meu aniversario vou encarar como um presente! rs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...