sexta-feira, 1 de julho de 2011

"Tantas palavras que eu repetia só por gostar"

Eu nunca fui muito boa em comunicação. Falar sobre meus sentimentos era missão quase impossível. Eu tentava, ficava com as frases repetindo, repetindo, repetindo (como diz a música), mas só dentro da cabeça, porque colocar pra fora que era bom, nada! Criava e recriava possibilidades de diálogo, me preparava pra diversas reações do interlocutor, sempre em vão, porque na hora H: garganta travada!
Só muito recentemente consegui melhorar, falar o que eu sinto e simplesmente lidar com as conseqüências - boas ou más - depois.
Pois bem, em algum momento dos longos anos de mudez descobri que tinha uma maneira um pouco mais fácil de dizer as coisas, eu podia escrevê-las e deixar um bilhete. 
Apesar da dor de barriga ao imaginar a pessoa lendo e do tremor de saber que ela viria até mim com a resposta, só por não ter que dizer frente a frente, eu já conseguia soltar melhor, e acabou que eu utilizei muito essa ferramenta na vida.
Escrever era minha maneira de dar a cara tapa com a cara escondida, era como eu podia fugir sem deixar de fazer o necessário. Não que "o necessário" fosse sempre ruim; algumas vezes eram coisas difíceis, como "estou brava por isso", "isso me chateou", "me desculpe por aquilo". Mas algumas vezes também eram besteiras como pedir autorização pros pais pra fazer alguma coisa com amigos (que eu desconfiava que eles não deixariam), ou dizer pro namoradinho do colégio que, sim, eu aceitaria ficar com ele. 
O problema não era o peso do que precisaria ser dito, mas a fraqueza da minha voz ao expressar qualquer coisa um pouco mais pessoal.


Eu tive diário uma única vez na vida, acho que por volta dos 12 anos e a experiência foi bastante frustrante... me sentia boba escrevendo para o caderno: "querido diário, não conte para ninguém, mas acho que amo aquele menino da 6aB". Durou pouco.
Esse tipo de "segredo muito importante" foi direcionado pra cartas imensas que eu trocava quase diariamente com as amigas da escola. Mesmo que elas fossem da mesma sala e passássemos o dia todo lado a lado, antes de ir embora quase sempre cada uma tinha um calhamaço pra entregar. Não sei o que as incentivava na brincadeira, talvez os segredos, as fofocas e as banalidades estivessem mais bem guardados no papel do que nas nossas bocas, talvez a graça fosse gastar tempo escrevendo, lendo, respondendo... Mas eu, sem dúvida, seguia no meu terreno seguro!
No primeiro colegial eu e mais duas amigas, Ju Vg e Ju Dalto, criamos um "Livro": um bloco de fichário que servia pra ficar rodando entre as nossas mãos durante todas as aulas, pra podermos bater papo a vontade, sem nenhum colega ou professor encher o saco; cada uma tinha uma cor de caneta sua e podia escrever o quanto quisesse. Era divertidíssimo trocar confidências e falar besteiras assim, quase um precursor do msn! (não sei se já existia o ICQ nessa época, acho que sim, mas nenhuma de nós tinha acesso a ele ainda...). Sem contar que reler tudo depois era risada garantida! Com elas, o terreno já era seguro e ponto!


Alguns meses depois conheci a Ana em uma viagem, foram alguns dias juntas em um hotel em Águas de Santa Bárbara para a passagem de 2001 pra 2002 em que nos aproximamos um pouco e trocamos endereços. Ela já tinha o hábito de trocar cartas com algumas amigas e sugeriu que fizéssemos o mesmo. Veja bem, 2001 faz bastante tempo, mas naquela época trocar cartas (do jeito tradicional, via correio mesmo!) já era antiquado e "charmoso", porque a moda mesmo era o telefone. Hmmmm.... falar ou escrever???
Não preciso nem dizer que adorei a idéia das cartas, né?! rs
Durante muito tempo trocamos cartas, cartões de aniversários, desabafos do coração, coisas sérias da família, fofocas sobre pessoas que a outra nem conhecia... enfim, papo de adolescente, com suporte de velho e nos aproximamos bastante!


Aí a internet chegou com tudo e os anos foram passando, terminei o colégio, fui pro cursinho, entrei na primeira faculdade... E além de todas as besteiras para as quais usamos a internet, descobri nela um jeito de ficar mais perto das pessoas que fui deixando pra trás. Primeiro email, depois orkut, pra alguns escrevia longos depoimentos (o mais longo que o orkut permitisse), pra outros, poucas palavras bastavam...
Essa coisa de redes socias foi virando moda e ficando popular demais, e eu aderi, claro. Entrei no twitter e no facebook também, onde escrevo bastante, mas nada muito pessoal, profundo. Elas servem pra reclamar, pra se gabar, pra tentar matar um pouco de saudades...
Trocas profundas por escrito, continuam existindo algumas em emails pra grupos muito pequenos de amigos "próximos-distantes"... mas como aprendi a falar, fui deixando a escrita um pouco de lado.


O "Livro" com as Ju's já era história antiga, as cartas com a Ana foram se perdendo aos poucos, bilhetinhos pra pais não se faziam mais tão necessários... e, fora os emails com a linguagem boba da internet, fui esquecendo que eu sabia escrever...


Aíííí.... 
Aí eu vim morar no Chile e fiz uma enquete: qual seria a maneira mais fácil de enviar notícias pras pessoas que não vieram comigo? O blog ganhou a votação e foi assim que surgiu o "Aos queridos, curiosos, e pacientes". E foi assim que eu voltei a escrever. 
A idéia inicial era escrever textos superficiais, descritivos, só pra ir contando objetivamente o que vinha acontecendo por aqui (vide o "Começando..."), mas acabou que este blog foi tomando outros caminhos e eu, que por toda a vida escrevi pra não me expor, que escrevia pra poder desafogar sem sair debaixo da água, virei "blogueira" e comecei a colocar na internet (Sim! essa rede louca onde todos têm acesso a tudo!) coisas que muitas vezes nem sabia que seria capaz de dizer pra uma simples pessoa, quanto mais pra qualquer um que quisesse ler.
Acabei adotando a escrita não mais como armadura, mas sim como porta de escape, ou melhor "porta de escancarar".
E essa escrita acabou servindo pra me aproximar de verdade ou ainda mais de algumas pessoas, como da mesma "Ana das cartas" que também está recém casada e com quem, portanto, acabo compartilhando experiências e situações comuns. Ou como o querido Edsel que está passando (de alguma forma, junto comigo) pela experiência de ir morar muito longe de todo mundo - ele foi pra Teresina - e com quem divido também a paixão e o encantamento pelas aventuras lingüísticas.


Já recebi diversos comentários sobre o quanto as pessoas "sentem-se mais próximas de mim com o blog", ou o quanto lendo-o elas sentem que me conhecem melhor do que pessoalmente.
É, aparentemente eu aprendi a falar dos meus sentimentos quando é preciso, mas pra me expor de verdade... talvez nisso eu ainda seja melhor escrevendo... 
Como eu comentei aqui um dia desses, acho que com o blog vocês me conhecem melhor porque eu "me deixo conhecer" mais... E porque, na verdade, a experiência de vir morar fora vem fazendo com que eu me conheça melhor também.


E não posso deixar de pensar que re-encontrar a paixão pela escrita facilita isso tudo; porque eu não quero escrever pra me mostrar. Eu quero escrever porque escrever é uma delícia!
Quase diariamente surge algum assunto sobre qual eu penso que seria bacana escrever, pena que não tenho tempo de colocar todos em prática (estou fazendo uma listinha com essas coisas e aos poucos os novos textos vão saindo).


E essa é a história longa do porquê você está lendo essa história longa.


Chega, né?! rs


Beijos queridos aos pacientes que chegaram até aqui!

8 comentários:

  1. Gabiiiiiiiiiiiiii!!! Como sempre, me emociono com seus posts!!! Quera que soubesse que adooooro ler as coisas que vc escreve! Sempre! Seja por aqui, seja por mail (aliás, precisamos marcar um encontro virtual, né??)
    Continue escrevendo!!! Que eu vou ler pra sempre!!
    bjooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Vocês dois são fofos! E suspeitos! hehehe
    Brigada!

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse, Bi! Realmente, me sinto cada vez mais próxima de vc, sabia?

    ResponderExcluir
  4. Muitas vezes prefiro escrever do que falar.Na fala muitas coisas se perdem...e estou pensando seriamente em seguir seu exemplo e começar meu blog.Há tanto em mim que eu mesmo preciso conhecer! Foi ótimo te ver, pessoalmente, e constantemente por aqui! Beijos gabi

    ResponderExcluir
  5. Ná, estamos literalmente cada vez mais próximas, daqui a pouco vc chega aqui! hehehe

    Caiúdo, super apoio a idéia do blog, vou adorar ler e vai te fazer bem tb!!!
    Tb adorei de ver!!!

    Beijos pra vcs!

    ResponderExcluir
  6. Gabi, seu jeito de escrever é "gostoso" de ler...rs.Confesso que você foi uma pessoa que me inspirou a voltar a escrever no blog, que até então andava meio esquecido, já te falei isso, né?O negócio de escrever e ler é viciante, um vício do bem.Tive uma professora que quando eu fazia uma coisa bonita, colocava uma estrelinha, sol e florzinha no meu caderno.Estrelinha, sol e florzinha para vc!rs
    Beijos,
    Lidi

    ResponderExcluir
  7. Eba! Ganhei estrelinha, sol e florzinha! hehehe
    Beijo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...