quarta-feira, 30 de março de 2011

"Agora sabes que sou verme..."

Nestas duas últimas duas semanas devorei dois livros: "O Físico - a epopéia de um médico medieval" de Noah Gordon, que ganhei de presente de despedida do amigo Pedro Mosca (e que tem 588 páginas!) e o "Bala na Agulha - reflexões de boteco, pastéis de memória e outras frituras", livro de crônicas rápidas e boas de ler do Zeca Baleiro. Sim, em menos de 15, tendo aulas de segunda a sábado, li e me deliciei com os dois! Ambos são ótimos e merecedores de comentários à parte (quem sabe num outro post), mas independente dos livros, sou bem grandinha (e suficientemente analisada) pra saber que mergulhar loucamente nas páginas e nos pensamentos dos outros é o meu jeito mágico de fugir dos meus próprios pensamentos - é normal, de tempos em tempos faço este afogamento literário...
Mas aí eu percebi (ou assumi) também que estar afundada adorando um livro é mais um motivo pra poder ficar só comigo no meu mundinho, com uma boa desculpa pra que as outras pessoas atrapalhem!


Mas pera lá, não é pra culpar o livro, não! A "culpa" é só minha mesmo!!! Sou anti-social cada vez mais assumida, tenho preguiça de fazer amigos e, muitas vezes, tenho preguiça de conviver com os amigos já feitos.
Como disse uma estranha que encontrei no twitter outro dia: não é timidez, mas sim espontaneidade seletiva (via @bnclarissa). É isso, sabe, eu GOSTO de ficar sozinha! Quase sempre e desde sempre! A espontaneidade é seletiva porque de vez em quando me dá uns surtos de sociabilidade em que quero meus amigos perto (só os já amigos, vejam bem!) pra rir e falar bobagem e ficar bêbada de coca-cola, etc...


Mas são muito poucos os que eu sempre prefiro à solidão, poucos mesmo!


A Gilda, mãe da Patricia - minha madrasta - diz até hoje que não se conforma com as horas que eu era capaz de passar em baixo de uma mesa brincando sozinha quando criança. 
Entendeu? Desde sempre!
Não é pessoal, não é porque eu tô num país novo em que não falo muito bem a língua, não é porque tô com saudades de São Paulo, não é que eu não goste das pessoas. Não é porque todas elas fumam.
Eu "ainda não fiz amigos" na faculdade nova porque essa sou eu!
Até porque, acho que eu não faço amigos...eu observo de fora, por um bom tempo, até saber onde tô disposta a entrar de vez em quando. E, claro, eventualmente, acabo sendo fisgada e conquistada por pessoas interessantes e queridas!
Mas eu prefiro ficar em silêncio no meu canto, muitas horas por dia, mesmo estando em São Paulo, com as pessoas em volta falando português... É por isso, por exemplo, que no CTR eu preferia ficar no meu banquinho secreto do lado de fora e não na sala de produção! É por isso que 80% das vezes eu escolho ir pra casa à "dar uma esticadinha em algum lugar". É por isso que eu fico offline no gtalk, no msn, no bate papo do facebook.
Desculpe se alguém se ofende com isso. De verdade, desculpe. Mas agora vocês já sabem: essa sou eu!




                   -----------

Hoje conversei um pouquinho por skype com a minha filha querida, Silvinha, e ela tava me contando que vai fazer um curso de meditação em que ficará 10 dias SÓ meditando. Sem falar com ninguém, sem ver televisão, filmes, sem ler, sem usar o telefone, sem internet, sem nenhum tipo de contato com o mundo exerior. Só meditando!
Tenho certeza de que será uma experiência incrível pra ela, acho ótimo que ela vá! Mas a primeira coisa me passou pela cabeça foi: eu nunca conseguiria uma coisa dessas! (Por isso, Sil, se você consegue, aproveita!!!rs)

Depois mais a noite fiquei pensando: ué, se eu gosto tanto de ficar sozinha, só eu comigo, porque será que tenho tanta certeza de que não conseguiria fazer uma coisa dessas? Fácil! Lá eu não poderia usar nenhum método mágico de escape: sem mil livros seguidos pra ler compulsivamente; sem episódios de uma série bacana pra assistir seguidos, até doer o corpo todo na cadeira; sem nem uma musiquinha pra colocar bem alto e cantar, cantar, cantar...
A conclusão é que nessas circunstâncias eu teria muitas brigas comigo mesma! Não sei se eu me suporto tanto tempo e com tanta intensidade....rs
Mas confesso que fiquei curiosa pra saber...

8 comentários:

  1. Vê o que você acha da minha idéia. Eu vou..te conto como foi e você pensa com carinho em participar dessa "aventura introspectiva". Que tal?
    Tem um centro, igual o lugar onde eu vou, aí no Chile! A 90Km de Santiago:
    http://www.dhamma.org/es/schedules/noncenter/cl.shtml
    Se ficar curiosa pra saber como é a técnica e o cronograma dos 10 dias:
    http://www.dhamma.org/pt/
    (em português, pra facilitar)

    ResponderExcluir
  2. Lu: "Gabi acept your friend request"! ;)

    Fe, todos na faculdade fumam....todos, tipo, 95% das pessoas (alunos, professores e funionários)

    Anônima, como vc é querida e eficiente!!! Prometo que vou ler com carinho e aguardar ansiosa seu depoimento sobre a experiência! Quem sabe, não é?! Quem sabe....

    ResponderExcluir
  3. Ai Gabi, tenho que assumir que as vezes me afogo nos livros, leio e releio (principalmente os livros do Edgar Allan Poe, to lendo pela segunda vez o escaravelho de ouro) minha mãe fica meio brava porque pode acontecer qualquer coisa a minha volta(Qualquer coisa mesmo!) que eu nem vou perceber!

    ResponderExcluir
  4. Gabi, você vai acreditar se eu disser que minha mãe achou algumas fotos de quando você era uma criança?
    Pois é ela encontrou, outro dia te mostro, mesmo se for pela internet...

    ResponderExcluir
  5. Gi, ler faz sempre bem! Mesmo que sua mãe fique irritada com a falta de atenção (rs), tenho certeza que ela fica orgulhosa com a sua mania!!!

    E vou querer ver essas fotos!!! Se vcs conseguirem scanear, me mandem, hein?!

    Brigada! Beijo pra todos!

    ResponderExcluir
  6. Cora, escreveu de montão. Quando eu faço isso, sinto que estou bem. Logo (e muito egocentricamente), você parece estar bem! hehe

    Tudo bem que já faz um tempinho que escreveu; na verdade, isso é fruto de não encontrar seu blog facilmente, já que você enrolou zilhões de anos pra me mandar o link.

    Bjs, ó saudades!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...